Translate

Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain Spain tradução

quinta-feira, 9 de março de 2017

Comentário ao Evangelho (08/03) por São João Maria Viannaey


Comentário do dia
São João-Maria Vianney (1786-1859), presbítero, Cura de Ars
Sermão para o 3.º Domingo depois do Pentecostes

«Assim como Jonas foi um sinal para os habitantes de Nínive, assim o será também o Filho do homem para esta geração»

Meus irmãos, ao percorrermos as diferentes épocas do mundo, vemos a Terra coberta das misericórdias do Senhor, e os homens rodeados pelos seus benefícios. Não, meus irmãos, não é o pecador que retorna a Deus para Lhe pedir perdão; é o próprio Deus que corre atrás do pecador e o faz voltar para Ele. [...] Deus espera pelos pecadores na penitência, e convida-os através dos movimentos interiores da sua graça e pela voz dos seus ministros.

Vede como se comporta para com Nínive, esta grande cidade pecadora. Antes de punir os seus habitantes, manda o profeta Jonas anunciar-lhes que, dentro de quarenta dias, os irá punir. Jonas, em vez de ir a Nínive, refugia-se noutro lado e faz menção de atravessar o mar. Mas, longe de deixar os ninivitas sem aviso antes de os punir, Deus faz um milagre, conservando o seu profeta, durante três dias e três noites, no seio de uma baleia, que, ao fim desses dias, o lança para terra. Então o Senhor diz a Jonas: «Vai anunciar à grande cidade que dentro de quarenta dias perecerá», sem lhes impor qualquer condição. E o profeta, tendo partido, anunciou a Nínive que dentro de quarenta dias iria perecer.

Com esta notícia, todos se entregaram à penitência e às lágrimas, desde o camponês até ao rei. «Quem sabe», diz-lhes o rei, «se o Senhor não terá ainda piedade de nós?» O Senhor, vendo-os recorrer à penitência, pareceu congratular-Se com o prazer de os perdoar. Jonas, vendo chegar o prazo do castigo, retira-se para fora da cidade, para esperar que o fogo do céu caísse sobre ela. Vendo que não caía: «Ah! Senhor» grita-Lhe Jonas «vais-me fazer passar por falso profeta? Prefiro morrer. Ah! Sei bem que és demasiado misericordioso, que não desejas senão perdoar» – «O quê! Jonas», disse-lhe o Senhor, «queres que faça perecer tanta gente que se humilhou perante mim? Oh! não, não, Jonas, não teria coragem; pelo contrário, amá-los-ei e conservar-lhes-ei a vida.»

Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...