segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Dia 26 - Amor esquecido - Visitas ao Santíssimo Sacramento e a Nossa Senhora



Por santo Afonso Maria de Ligório

"Exulta e louva o Senhor, ó casa de Sião, porque o Grande, o Santo de Israel está no meio de ti" (Is 12,6). Meu Deus, que alegria, que esperanças, que afetos não deveríamos conceber nós homens, ao considerar que no meio de nossa pátria, em nossas igrejas, perto de nossas casas, habita e vive, no Santíssimo Sacramento do alter, o Santo dos Santos, o verdadeiro Deus, aquele cuja presença faz a felicidade dos bem-aventurados no céu, aquele que é o amor mesmo! "Este sacramento - diz São Bernardo - não é somente um sacramento de amor, mas é o amor mesmo"; é esse Deus que, pelo amor imenso que tem às criaturas, é chamado, e com efeito é, o amor em essência: "Deus é amor" (1Jo 4,16).

Mas ouço que vos queixais, Jesus sacramentado, que viestes à terra para ser nosso hóspede e nos cumular de bens, e não fostes acolhido por nós: "eu estava entre vós e não me recebestes" (Mt 25,43).

É verdade, Senhor, tendes razão: eu mesmo sou um desses ingratos que vos hão deixado só, que não vos tem visitado. Castigai-me como quiserdes, mas não me apliqueis a pena que mereço, isto é, a de ser privado da vossa presença, pois eu quero emendar-me e reparar a minha criminosa indiferença; quero para o futuro, não só visitar-vos com frequência, mas também entreter-me convosco tanto quanto possa. Misericordiosíssimo Salvador, fazei que eu vos seja fiel e que com o meu exemplo excite os outros a vos fazerem companhia no santíssimo Sacramento. Ouço o Eterno Pai que nos diz: "Eis aqui o meu Filho muito amado, em quem pus todas as minhas complacências" (Mt 17,5).

Um Deus acha em vós, ó Jesus, todas as suas complacências, e eu, vermezinho desprezível, não acharei a minha felicidade em estar convosco neste vale de lágrimas? Fogo consumidor, destruí em mim todo o apego às coisas criadas, porque só elas me podem tornar infiel e afastar-me de vós. Vós o podeis, se quiserdes: "Senhor, se quiserdes, podeis curar-me" (Mt 8,2).

Já me tendes feito tantos favores, acrescentai mais este: bani do meu coração todos os afetos que não tendem para vós. Aqui me tendes, eu me entrego inteiramente a vós; o restante de minha vida, consagro-o hoje todo ao amor do Santíssimo Sacramento.E vós, Jesus sacramentado, sede o meu amor durante a vida e na hora da morte, nessa hora em que haveis de ser o meu viático e o meu guia para o reino da vossa eterna felicidade. Assim o espero, assim seja. Amém.



Nossa paz segura

Em vós, Maria, nossa Mãe santíssima, encontramos remédio para todos os nossos males: em vós, "o amparo de nossa fraqueza", como diz São Germano; em vós, "a porta para sairmos da escravidão do pecado", segundo São Boaventura; em vós, "a nossa paz segura", conforme o mesmo santo, que vos proclama doce repouso dos mortais; em vós, "a consolação nas misérias de nossa vida", segundo São lourenço Justiniano. Em vós, finalmente, encontramos a graça de Deus e deus mesmo, pois São Boaventura vos chama "trono da graça divina", e São Próculo: "a ponte por onde Deus desce para os homens", ponte salutar pela qual Deus, separado de nós por causa de nossos pecados, torna a vir com a sua graça habitar em nossas almas.

- Maria, sois a minha fortaleza, o meu livramento, a minha paz e a minha salvação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...