quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Comentário do Evangelho do dia (06/11) feito por São Narsés Snorhali




(1102-1173), patriarca arménio
Jesus, Filho unigénito do Pai, §§ 26-31; SC 203

«Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida»

Perdi-me no deserto,
Errante andei pela erma região
Como na parábola da ovelha,
Uma do grupo das cem.

O Inimigo terrível dilacerou-a:
De chagas incuráveis a cobriu;
Por isso, não há outro remédio para as chagas
A não ser Tu, para as curar.

Em lágrimas Te suplico,
Meus gritos elevo ao Salvador:
Meu bom Pastor vindo do Céu,
Procura este pequeno rebanho.

Procura, Senhor, a moeda de prata caída
Que é a tua imagem perdida (Gn 1, 26),
Que enterrei no vício do pecado
E na lama fétida.

Lava, Senhor, esta minha imundície;
Torna-me pura a alma, de uma brancura de neve (Is 1, 18).
Digna-Te completar o número das dez moedas,
Como o fizeste com os quarenta santos [de Sebaste].

Leva-me aos ombros, pois que aos ombros carregaste a cruz,
Digna-Te reerguer esta minh’alma caída;
Darás alegria à celeste armada dos anjos
por um só pecador que regresse.
 
 
Fonte: Evangelho Quotidiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...