quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Amor esquecido.. - Santo Afonso Maria de Ligório

     
     

"Exulta e louva o Senhor, ó casa de Sião, porque o Grande, o Santo de Israel está no meio de ti" (Is 12,6). Meu Deus, que alegria, que esperanças, que afetos não deveríamos conceber nós homens a, ao considerar que no meio de nossa pátria, em nossas igrejas, perto de nossas casas, habita e vive, no Santíssimo Sacramentado do altar, o Santo dos santos, o verdadeiro Deus, aquele cuja presença faz a felicidade dos bem-aventurados no céu, aquele que é o amor mesmo! "Este sacramento, - diz São Bernardo, - não é somente um sacramento de amor, mas é o amor mesmo"; é esse Deus que, pelo amor imenso que tem às criaturas, é chamado, e com efeito é o amor em essência: "Deus é amor" (1Jo 4, 16).

Mas ouço que vos queixais, Jesus sacramentado, que vistes à terra para ser nosso hóspede e nos cumular de bens e não fostes acolhido por nós: "eu estava entre vós e não me recebestes" (Mt 25,43).
                     
É verdade, Senhor, tendes razão: eu mesmo sou um desses ingratos que vos hão deixado só, que não vos têm visitado. Castigai-me como quiserdes, mas não me apliqueis a pena que mereço, isto é, a de ser privado da vossa presença, pois eu quero emendar-me reparar a minha criminosa indiferença; quero para o futuro não só visitar-vos com frequência, mas também entreter-me convosco tanto quanto posa. Misericordiosíssimo Salvador, fazer que eu vos seja fiel e que com o meu exemplo excite os outros a vos fazerem companhia no Santíssimo Sacramento. Ouço o Eterno Pai que nos diz: "Eis aqui o meu Filho muito amado, em quem pus todas as minhas complacências" (Mt 17,5).

Um Deus acha em vós, ó Jesus, todas as suas complacências, e eu, ver,ezinho desprezível, não acharei a minha felicidade em estar convosco neste vale de lágrimas? Fogo consumidor, destruí em mim todo o apego às coisas criadas, porque só elas podem tornar-me infiel e afastar-me de vós. Vís i oideus se quiserdes: "Senhor, se quiserdes, podeis curar-me" (Mt 8,2).

Já me tendes feito rantos favores, acrescentai mais este: bani do meu coração todos os afetos que não tendem para vós. Aqui me tendes, eu me entrego inteiramente a vós; o restante de minha vida, consagro-o hoje todo ao amor do Santíssimo Sacramento. E vós, Jesus sacramentado, sede o meu amor durante a vida e na hora da morte, nessa hora em que haveis de ser o meu viático e o meu guia para o reino da vossa eterna felicidade. Assim o espero, assim seja. Amém.

- Meus Jesus, quando verei a beleza da vossa face?


Santo Afonso Maria de Ligório, Visitas a Jesus Sacramentado e a Nossa Senhora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...