sábado, 29 de junho de 2013

Carta de São Francisco sobre a Penitência - Parte II

 
Cap. II Os que não fazem penitência
1 Mas todos aqueles e aquelas que não vivem em penitência,  
2 e não recebem o corpo e o sangue de nosso Senhor Jesus Cristo,  
3 e cometem vícios e pecados  
4 e que andam atrás da concupiscência má e dos maus desejos de sua carne, e não guardam o que prometeram ao Senhor,  
5 e servem corporalmente ao mundo com os desejos carnais e com as preocupações do século e com os cuidados desta vida:  
6 presos pelo diabo, de quem são filhos e cujas obras fazem (cfr. Jo 8,41),  
7 são cegos, por-que não vêem a luz verdadeira, nosso Se-nhor Jesus Cristo.  
8 Não têm a sabedoria espiritual, por-que não têm o Filho de Deus, que é a ver-dadeira sabedoria do Pai,  9 dos quais se diz: Sua sabedoria foi devorada (Ps 106, 27); e malditos os que se afastam de seus mandatos (Ps 118, 21).  
10 Vêem e conhecem, sabem e fazem o mal e eles mesmos perdem, sabendo, as almas.  
11 Vede, cegos, enganados por vossos inimigos: pela carne, o mundo e o diabo; porque para o corpo é doce fazer o pecado e é amargo fazê-lo servir a Deus;  
12 porque todos os vícios e pecados saem e procedem do coração dos homens, como diz o Se-nhor no Evangelho (cfr. Mc 7, 21).  
13 E nada tendes neste século nem no futuro.  
14 E calculais que possuís por muito tempo as vaidades deste século, mas estais enganados, porque virá o dia e a hora, em que não pensais, não sabeis e ignorais; adoece o corpo, a morte se aproxima e assim se morre com amarga morte.  
15 E onde quer, quando quer, como quer que morra o homem em pecado mortal, sem penitência e satisfação, se pode satisfazer e não satisfaz, o diabo arrebata sua alma de seu corpo com tanta angústia e tribulação, que ninguém pode saber se-não quem as sofre.   
16 E todos os talentos e poder e ciência e sabedoria (2 Cr 1, 12), que calculavam ter, deles serão tirados (cfr. Lc 8, 18; Mc, 4, 25).  
17 E o deixam aos parentes e amigos e eles tomaram e dividiram sua riqueza e disseram depois: Maldita seja sua alma, porque podia dar-nos e conseguir mais do que conseguiu.  
18 Os vermes comem o corpo, e assim perderam corpo e alma neste breve século e irão para o inferno, onde serão atormentados sem fim.  
19 A todos a quem chegar esta carta, rogamos, na caridade que é Deus (cfr. 1 Jo 4, 16), que recebam benignamente com a-mor divino estas sobreditas odorosas pa-lavras de nosso Senhor Jesus Cristo.  
20 E os que não sabem ler, façam com que as leiam muitas vezes;  
21 e as guardem consigo com santa operação até o fim, por-que são espírito e vida (Jo 6, 64).  
22 E os que não fizerem isto, terão que dar conta no dia do juízo (cfr. Mt 12, 30), diante do tribunal de nosso Senhor Jesus Cristo (cfr. Rm 14, 10). 
 
Fonte: Milícia da Imaculada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...